Covid nas Prisões

Covid nas Prisões

Descrição breve do projeto e seus objetivos
O Covidnasprisões.com nasce da preocupação urgente e dramática de enfrentamento do tema do COVID-19 e seu impacto no Sistema Prisional brasileiro.O site foi lançado no dia 08 de maio e se propõe a servir como um espaço de sistematização e acessibilidade das informações, reflexões, ações e documentos produzidos no âmbito dos parceiros da sociedade civil e órgãos do sistema de justiça, relacionados às medidas de prevenção à disseminação do COVID-19.As condições já degradantes e inaceitáveis do sistema prisional brasileiro assumem uma proporção ainda maior nesse momento emergencial, esgarçando a já baixa capacidade do Estado de assegurar condições básicas de dignidade para as pessoas privadas de liberdade e seus familiares. O ISER, em parceria com outras organizações civis, têm desenvolvido projetos que buscam contribuir para o desencarceramento prisional e socioeducativo e enfrentamento ao racismo institucional.

O site conta com a parceria do Infovírus, que é uma iniciativa realizada por grupos de pesquisas de diversas universidades brasileira e tem como objetivo verificar e contrastar as declarações e informações existentes sobre a pandemia de Covid-19 no sistema prisional.
Desde seu lançamento já foram lançados vídeos e artigos temáticos, disponibilizados semanalmente no site e divulgados nas redes do ISER, via facebook e instagram.

Objetivos
Nesse momento é imprescindível que o Estado siga a Recomendação Nº 62 do Conselho Nacional de Justiça e tome ações urgentes para diminuir a população carcerária e garantir a devida proteção a quem se encontra sob sua tutela. Além disso, é essencial que as famílias tenham acesso a informações qualificadas sobre como proceder nesse período excepcional. Assim, o objetivo é que o site seja uma ferramenta que possa contribuir com ações que visem a diminuir os graves riscos enfrentados por pessoas privadas de liberdade durante a presente pandemia. Para que esta ferramenta seja ainda mais eficaz, é importante que seja fruto de esforços coletivos e conte com a participação de organizações e indivíduos atuantes nesta área.

Contato direto: direitos@iser.org.br

Locais de incidência

nacional, mas com foco no Estado do Rio de Janeiro

Período

maio 2020 a agosto 2020

Apoio

Fundo Brasil de Direitos Humanos (financiador)

Equipe

Eliene Vieira, Isabel Pereira, Natasha Neri e Nina Barrouin