Nossos Canais

Data da publicação

Compartilhe:

Andanças do ISER – Fevereiro

Segunda-feira, 10 de Março de 2025

Olá, tudo bem?

No mês de fevereiro, o ISER esteve presente em agendas em prol da democracia e do meio ambiente, além de seguir comprometido em qualificar o debate público com o lançamento de novas publicações, como o livro ‘O que aprendemos ao pesquisar religião e eleições?‘. Confira!



No dia 05 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal iniciou a fase de julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – 635, conhecida como ADPF das Favelas, e retomou o julgamento do processo que discute o tema da revista íntima e vexatória no sistema prisional brasileiro. A ADPF 635 tem vinculação direta com o Caso Favela Nova Brasília, especialmente no que diz respeito às determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) na elaboração de um plano de redução da letalidade policial e da garantia da autonomia das investigações e perícias. A equipe de Direitos e Sistema de Justiça do ISER esteve presente em Brasília durante o julgamento e segue comprometida com a defesa da democracia e a redução da letalidade policial. Entenda!


Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o ISER realizou o seminário Nacionalismo Cristão e seus efeitos na democracia no Brasil e nos Estados Unidos: diagnóstico, caminhos e estratégias para superá-lo. O evento reuniu pesquisadores, ativistas e representantes de organizações nacionais e internacionais com objetivo de promover um diálogo de trocas de aprendizagens e estratégias. Durante o encontro, abriu-se um diálogo sobre como o nacionalismo no Brasil e Estados Unidos pode ser uma ameaça e trazer impactos significativos na democracia americana e quais são as semelhanças e diferenças desse fenômeno político entre os dois países. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, em parceria com a The Horizons Project e Over Zero. Saiba mais!


Encontro Observatório do Clima. O ISER esteve presente, representado pela coordenadora de religião e meio ambiente Isabel Pereira, no encontro do Observatório do Clima, realizado em São Paulo, nos dias 18 e 19 de fevereiro. O encontro reuniu mais de 100 organizações para discutir os desafios da agenda e a preparação para a COP30, que será realizada em novembro, pela primeira vez, no Brasil. Também  sobre o impasse das negociações climáticas, a agenda política nacional e o engajamento da sociedade para ampliação do debate sobre a emergência climática. Saiba mais no site do Observatório do Clima!

Foto: Divulgação Observatório do Clima



Novo livro do ISER! O que aprendemos ao pesquisar religião e eleições? É o tema do novo livro digital do ISER, lançado em fevereiro. A publicação traz uma coletânea de textos sobre religião e eleições com produções que orientam a compreensão de que não é mais possível analisar a política brasileira sem que se considere a complexidade do campo religioso, a influência das lideranças religiosas e os impactos da religião vivida pelas pessoas cotidianamente na política institucional do Brasil. Acesse o livro completo! 



Novo número da revista Religião & Sociedade já está disponível! A revista Religião & Sociedade lança seu novo número (vol. 44, nº 3) com o dossiê Mídias digitais e as fronteiras do religioso, organizado por Carly Machado e Lorena Mochel. Os artigos analisam a influência das mídias digitais em projetos religiosos institucionais, coletivos e individuais, abordando disputas morais nas redes sociais, a midiatização da fé por meio de aplicativos e o ativismo digital de mulheres católicas tradicionalistas. Acesse o novo número da revista!



Para receber conteúdos e análises sobre o sistema de justiça brasileira, o impacto da religião na política e o meio ambiente, assine o boletim do ISER. Inscreva-se! 


O ISER segue comprometido em qualificar o debate público. 
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ações!

Obrigado por ler até aqui.   
Até a próxima,                                                                

Equipe ISER.