Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025
Olá, tudo bem?
No primeiro mês do ano, o ISER estabeleceu diálogos para fortalecer a liberdade religiosa e qualificar o debate público acerca de temas sobre direitos, religião e meio ambiente. Reunimos nossas andanças do mês de janeiro. Confira!
No dia 22 de janeiro, o ISER participou da Semana de Combate à Intolerância Religiosa, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, para debater sobre liberdade religiosa, democracia e direitos humanos. A mesa que marcava o lançamento do livro “Laicidade e Democracia no Brasil: trajetórias e campos de trabalho em foco” foi composta por Dr. Fabio Leite, pela professora e Dra. Ana Paula Miranda, pelo Dr. Luiz Antônio Cunha e teve mediação da pesquisadora Christina Vital. No mesmo dia, a historiadora e pesquisadora do ISER Carolina Rocha também participou da mesa “Estado laico, liberdades e pluralidades”, ao lado do professor Marcelo Natividade e do advogado Gustavo Proença, com mediação de Anderson Luiz. Enfrentar a intolerância religiosa e o racismo religioso é um dos nossos compromissos fundamentais!
No último domingo de janeiro (26), a equipe de Direitos e Sistema de Justiça realizou o encontro com a terceira turma da formação Guerreiras pelo Desencarceramento para elaborar uma avaliação coletiva e construção da ação de incidência no sistema socioeducativo. A formação Guerreiras pelo Desencarceramento discute processos de criminalização que produzem o encarceramento em massa e os direitos das pessoas privadas de liberdade e seus familiares, convocando participantes a um pensamento crítico sobre a distância de direitos garantidos na legislação e a prática cotidiana do Estado. A formação é realizada pelo ISER em parceria com a Associação das Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco (AMAR).
Em janeiro inauguramos um novo quadro: ISER na rua! No mês que marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, nossa equipe foi ao centro do Rio de Janeiro conversar com as pessoas para saber o que elas pensam sobre essa temática. Como desfazer a intolerância religiosa no Brasil? Confira a opinião das pessoas!
O que os Deputados Federais apresentaram na Câmara antes do recesso parlamentar? O Monitoramento de Projetos de Lei do ISER aponta que o chamado populismo penal ganhou mais espaço entre as propostas parlamentares. O tema da educação segue com força, assim como as pautas que emergem da conjuntura e da cobertura midiática. Entre os temas destacados no debate público estão as apostas ou os populares “bets”. Acesse o Monitoramento completo na plataforma Religião e Poder.
Qualificando o debate público: o que é macumba? A palavra tem origem no kimbundu, uma língua banta e pode significar um instrumento musical de percussão. Algumas pessoas também ligam a palavra mocamba a casa de pessoas escravizadas fugitivas e quilombo. A pesquisadora Carolina Rocha explica que geralmente o termo é usado de forma violenta e costuma ser direcionado às tradições de matriz africana de maneira muito pejorativa. Saiba mais!
Para receber conteúdos e análises sobre o sistema de justiça brasileira, o impacto da religião na política e o meio ambiente, assine o boletim do ISER. Inscreva-se!
O ISER segue comprometido em qualificar o debate público.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ações!
Obrigado por ler até aqui.
Até a próxima,
Equipe ISER.

