Nossos Canais

Data da publicação

Compartilhe:

Andanças do ISER – Setembro

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Olá, tudo bem?

No mês de setembro, o ISER realizou andanças por diversos lugares do Brasil – e fora do país -, reforçando o compromisso com a promoção do diálogo para fortalecer iniciativas em prol de direitos e articulações para a incidência qualificada no debate público. Neste mês, também demos sequências as Vigílias pela Terra, passando por Manaus e Natal.


Confira!



A equipe de Direitos e Sistema de Justiça do ISER esteve presente no Ato pela Manutenção da Sede dos Movimentos Sociais – Não ao PLC40/25, realizado em frente à Alerj, no dia 04 de setembro, somando forças a movimentos sociais, sindicatos e parlamentares contra o leilão de imóveis públicos que cumprem função social. A mobilização denunciou a ameaça de despejo de famílias e de fechamento de espaços de luta e memória, reafirmando o direito à moradia digna e à preservação dos territórios.






Representado por Sharah Luciano, da área de Religião e Meio Ambiente, o ISER integrou a programação do encontro formativo ‘Nossa fé move montanhas, não as devasta’, promovido pelo Movimento Negro Evangélico e Observatório do Clima, no dia 06 de setembro. O evento foi realizado na Igreja Luterana de Belém e abordou temas como fé, meio ambiente e a COP30.





Dos dias 07 a 11 de setembro, a coordenadora de Religião e Meio Ambiente Isabel Pereira e Coordenadora do Boto Fé no Clima Sharah Luciano, estiveram em Belém realizando mobilizações com lideranças religiosas, de movimentos socioambientais e juventudes da cidade da capital do Pará e cidades próximas, com foco nas articulações de organização e mobilização para a realização da Vigília pela terra de Belém, que ocorrerá no dia 13 de novembro, durante a COP30. Todos esses encontros representam o compromisso do ISER em fortalecer o diálogo inter-religioso. 




A equipe do Fé no Clima participou do III Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara, realizado em Recife/PE, dos dias 11 a 14 de setembro. O encontro deste ano teve como lema ‘A economia pode ser justa para todas as vidas, já’ e reuniu lideranças comunitárias, agentes pastorais, religiosos, professores, jovens e representantes de organizações da sociedade civil de diferentes regiões do país. Na ocasião, o articulador de Religião e Meio Ambiente Paulo Sampaio, realizou a entrega da publicação do ISER ‘Um Brasil mais plural? Reflexões sobre os dados de religião do censo de 2022’ à ministra de Ciência, tecnologia e Inovação, Luciana Santos.





Na semana que foi celebrado o Dia da Amazônia, a Vigília pela Terra foi realizada no Festival Amazônico, em Manaus, no dia 6 de setembro. Com o tema, “Desde a Amazônia tecendo vida pela cura da Terra”, a mobilização inter-religiosa e cultural ocorreu em parceria com a Rede Inter-religiosa Amazonizar. O encontro reuniu diversas lideranças religiosas, movimentos sociais, representantes dos povos originários, coletivos, artistas, pessoas e comunidades de fé em um chamado por justiça climática e pela proteção da vida. A Vigília pela Terra foi realizada na programação da Semana da Amazônia, que propõe uma imersão nos saberes ancestrais, populares e científicos como caminho para a Conferência do Clima (COP 30). 







No dia 12 de setembro, a equipe de Religião e Meio Ambiente do ISER acompanhou a visita do Pe. Júlio Lancellotti à horta da comunidade Caranguejo Tabaiares, em Recife. Ao final da visita, Pe. Júlio realizou uma oração para os moradores da comunidade. A presença do ISER nestes espaços reafirma o compromisso com o diálogo inter-religioso para fortalecer a justiça socioambiental. 





Nos dias 12,13 e 14 de setembro, o ISER participou do encontro Governança da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, representado pela equipe de Direitos e Sistema de Justiça. O evento reuniu representantes das frentes estaduais e organizações que apoiam e articulam juntamente com a Agenda. A mobilização teve como objetivo construir um documento organizacional da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, que é uma articulação nacional importante na luta contra o encarceramento em massa e violência de Estado no Brasil.






No dia 13 de setembro, a Vigília pela Terra foi realizada em Natal, em parceria com comunidades de fé, organizações sociais e coletivos culturais. O Mercado Público da Redinha foi palco de uma celebração inter-religiosa e cultural, reunindo comunidades e lideranças de diferentes tradições religiosas em um grande chamado coletivo pela defesa da vida e pela justiça climática. A mobilização também teve o Bloco das Infâncias, com apresentações teatrais e culturais de grupos locais, a Celebração das Águas, organizada pela Comunidade Sagrada dos Pais Celestiais, além de apresentações musicais de Cida Lobo, Grupo Cultural Egbé Logun – Ilê Axé Obaluaiyê e Tiquinha Rodrigues. O ciclo atual de encontros já passou por Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus, Natal e segue para Recife no próximo dia 11 de outubro.

A culminância desse percurso resultará em uma Vigília de múltiplas espiritualidades na COP 30, em Belém, no dia 13 de novembro, no âmbito do Tapiri Ecumênico e Inter-religioso da COP 30. Saiba mais!




No dia 15 de setembro, a Diretora Executiva do ISER Ana Carolina Evangelista mediou a mesa Religiões e política – como construir uma agenda sem estereótipos, realizada pelo Festival Nexo. A mesa contou com os debatedores Paula Montero, professora titular de antropologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap, Renata de Castro Menezes, professora titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Ludens (Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado), Ricardo Mariano, professor do Departamento de Sociologia da USP). Em sua quarta edição, o evento promoveu mesas de discussões remotas e transmitidas no canal do ‘Nexo’ no YouTube sobre temas fundamentais para a agenda pública do país. Assista o debate completo!



O ISER esteve presente na 18° Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana, no Rio de Janeiro, realizada no dia 21 de setembro. Mais do que uma manifestação, a Caminhada é um marco histórico e uma das maiores manifestações inter-religiosas do país, promovendo o respeito e a valorização da diversidade religiosa. Ao longo de todas as edições, o ISER tem participado ativamente, com diversos de seus colaboradores, reforçando o seu compromisso no combate à intolerância religiosa e no fortalecimento do diálogo inter-religioso. A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa é organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).


A Stefanus Alliance International, em parceria com a Otros Cruces, promoveu o encontro Libertad Religiosa y Equidad de Género com oficinas participativas para explorar a interseção entre liberdade de religião ou crença (LRC) e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre igualdade de gênero (ODS 5).  Esta iniciativa é uma extensão do projeto piloto intitulado ‘Processo de Consulta com Especialistas sobre Liberdade de Religião ou Crença, Igualdade de Gênero e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, realizado entre 2019 e 2020. O encontro foi realizado em Bogotá, na Colômbia, dos dias 22 a 25 de setembro. O ISER foi representado pela pesquisadora de Religião e Política Laryssa Owsiany.

Foto: Camilo Sánchez



Representado pela Diretora de Desenvolvimento Institucional Moema Salgado, o ISER participou do primeiro Fórum Global sobre Despolarização, promovido pelo Institute for Integrated Transitions (IFIT), em Barcelona. Cerca de 80 participantes, entre especialistas, representantes de organizações da sociedade civil, fundações filantrópicas e ativistas de todas as regiões do mundo se reuniram com o objetivo de refletir coletivamente, partilhar experiências e colaborar em práticas de despolarização nos mais diversos contextos. Durante o evento, o ISER destacou o papel das religiões tanto no fomento à polarização quanto em sua relevância nas práticas de diálogo e despolarização. O Fórum foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro.




Nos dias 27 e 28 de setembro, a equipe de Direitos e Sistemas de Justiça do ISER esteve em Campos dos Goytacazes para o segundo encontro Guerreiras pelo Desencarceramento, uma formação jurídica e política-popular que está no seu 4° ciclo. Durante o encontro, foram abordados temas como mapa de criminalização dos adolescentes, estrutura do Estado, o caminho para construção do ECA, debates pela garantia de direitos, entre outros assuntos relevantes para o fortalecimento e ampliação de conhecimento acerca de temas sobre o sistema socioeducativo do território de Campos dos Goytacazes. A turma é composta por 25 mulheres que têm familiares privados de liberdade e sobreviventes do sistema socioeducativo de Campos. 





Para receber conteúdos e análises sobre o sistema de justiça brasileira, o impacto da religião na política e o meio ambiente, assine o boletim do ISER. Inscreva-se! 


O ISER segue comprometido em qualificar o debate público. 
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ações!

Obrigado por ler até aqui.   
Até a próxima,                                                                

Equipe ISER.