Nossos Canais  

Data da publicação

Compartilhe:

As relações entre racismo religioso e intolerância religiosa | Boletim #02/2024

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024

Olá! Tudo bem?

Nessa semana, trazemos alguns conteúdos trabalhados pelo ISER que estiveram na mídia, especialmente o tema da intolerância religiosa e a relação do campo evangélico com a política no governo Lula.

📩 Você vai ver também neste boletim: Publicações da plataforma Religião & Poder para alimentar essas reflexões sobre liberdade religiosa e também as andanças do Fé no Clima pelo país.


“A cara da intolerância religiosa no Brasil é de racismo religioso”

Ronilso Pacheco, diretor de programas do ISER, foi entrevistado pelo Fantástico, que veiculou no último domingo (21) uma reportagem especial sobre o aumento de denúncias de intolerância religiosa. Na entrevista, ele aponta o preconceito direcionado a evangélicos e o racismo religioso que, há séculos, os praticantes de religião de matriz africana têm sofrido.


Como entender a relação entre evangélicos e política, especialmente no governo Lula?

Diretores do ISER, Carô Evangelista e Ronilso Pacheco, debatem o tema no podcast O Assunto, do G1, com Natuza Nery. De acordo com Carô: “Busca-se que a relação do governo Lula com as lideranças evangélicas esteja concentrada nas cúpulas das igrejas, que ao mesmo tempo, não representa a totalidade da base evangélica na sociedade. É uma estratégia insuficiente, já que a gente está olhando um diálogo com o segmento como um todo.”


Encontro Fé no Clima 2024: Diálogos e o compromisso da fé com a justiça climática

Cerca de 40 pessoas, sendo a maioria dos participantes de lideranças de matriz afro-brasileiras e cristãs, se reuniram no Encontro Fé no Clima, que ocorreu neste mês em Extremoz (RN). Organizado pelo Fé no Clima em parceria com o Ilê Ifé Axé Obaluaiyê, Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental no RN e o Movimento Laudato Si’, o encontro focou no contexto socioambiental do estado do Rio Grande do Norte e sobre o papel das lideranças no enfrentamento às crises climática e socioambiental.

A liderança quilombola Andrea, do Quilombo Bom Jesus, em seu relato, compartilhou sobre os efeitos prejudiciais das eólicas na saúde das pessoas que vivem no Quilombo. Ao final do encontro as lideranças se comprometeram em avançar neste debate das espiritualidades diante das questões socioambientais e na incidência pública diante dos governos e poderes do Rio Grande do Norte.


Fé no Clima em Recife

O Fé no Clima, em conjunto com o Nós na Criação, reuniu no dia 19 de janeiro, representantes da sociedade civil e ativistas socioambientais e de direitos humanos para um encontro sobre projetos de lei que correm na Câmara Municipal do Recife (CMR) e que tratam de direitos da natureza. Na ocasião estiveram presentes outros parceiros nossos: o Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco e a Rede de Terreiros pelo Meio Ambiente.


Para receber o boletim quinzenalmente no seu e-mail, cadastre-se aqui!