Dia 26 de junho é Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. As práticas de tortura são persistentes na formação social brasileira. Estão nas prisões, em diversas abordagens da polícia ou em situações de vulnerabilização, de forma estrutural, de populações não brancas do país. Consistem, em muitas medidas, na forma como o Estado se relaciona com essas populações, desde a invasão colonial.
Como contribuição para as discussões sobre o tema, fizemos uma seleção de publicações do ISER a respeito. Boa parte desse material foi digitalizada no ano passado. Confira a seguir:
Covid nas prisões
Um dos projetos mais recentes do ISER, a plataforma reúne informações sobre a pandemia nas prisões. Em vários dos artigos publicados são abordadas as diversas formas de tortura perpetuadas através da política de encarceramento em massa, agravadas durante a crise sanitária.
São diversos olhares e contribuições que escancaram o contínuo de violência que marca a realidade prisional. Destacamos, em especial, o artigo de Ionara Fernandes, membra do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro. Clique aqui para ler o artigo Tortura? Sobre existência, continuidade, prevenção e combate à tortura.
Publicações
Entre 2012 e 2015, o ISER publicou relatórios semestrais de acompanhamento da Comissão Nacional da Verdade, marco recente na busca de justiça e reparação para as vítimas do período da ditadura militar no país. Confira o acervo
Leia também:
[2014] 50 anos da ditadura no Brasil: memórias e reflexões. Comunicações do ISER. Edição Nº 68