Nossos Canais  

Data da publicação

Compartilhe:

Convocação para Publicação REVISTA RUAS & ENCRUZILHADAS

A IDMJR – Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial , o IMF – Instituto Marielle Franco e o ISER – Instituto de Estudos da Religião lançam convocação para o envio de artigos, textos, prosas, poesias, crônicas e fotos para a próxima edição da Revista Ruas e Encruzilhadas, que nesta edição tem como tema Memória , Reparação e Justiça Racial

O Estado Brasileiro vem produzindo em toda sua história uma série de violências e violações de direitos em relação a sua população negra, pobre e/ou periférica do país,que para sobreviver, tem resistido a partir de diversas estratégias e táticas, dentre elas a construção de memórias e políticas de reparação dentro e fora das institucionalidades, produzindo justiça racial no que o movimento popular de favelas chamou de Nós por Nós.

A Revista Ruas e Encruzilhadas é um publicação da Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial,  e tem como objetivo  enfrentar  o epistemicidio e genocídio do povo negro, pobre e/ou periférico a partir da afirmação de que construímos cotidianamente epistemologias oriundas das ruas e encruzilhadas, dos becos e vielas das favelas e periferias, dos assentamentos rurais, das ocupações urbanas, das aldeias , dos terreiros e quilombos. 

A cada edição  da revista convidamos organizações e movimentos sociais a serem realizadores da publicação, a partir das suas vivências, resistências e expertises . Na primeira edição o tema foi  a Abolição das Polícias e das Prisões; neste ano 2 (2023 )da revista, teremos como tema: Memória, Reparação e Justiça Racial, em uma  parceria entre Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial, ISER e Instituto Marielle Franco

Selecionaremos 20 produções para publicação: 06 artigos de opinião (de 02 a 05 laudas), 06 textos livres ( de 01 a 03 laudas), 04 poesias, prosas, crônicas e/ou letras de músicas (máximo  02 laudas) e 04 fotos.
O prazo para submissão das propostas será do dia 04/09/2023 a 25/10/2023.

A Comissão Julgadora será formada pela Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, o Instituto Marielle Franco e o Instituto dos Estudos da Religião e Patrícia Oliveira/Rede Nacional de Mães e Familiares Vítimas do Terrorismo do Estado e Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Jordana Cavalcante/PPGAS/UnB, Pesquisadora vinculada ao grupo Desigualdades e Crítica no Brasil Contemporâneo – DESCRIBA  e integrante do Maré – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Jurídica e Atlântico Negro e Rafael Maul de Carvalho Costa/Grupo Tortura Nunca Mais-RJ e Professor da UFRuralRJ

O resultado será publicado e divulgado no dia 01/11/2023 no site da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (https://dmjracial.com).

Todos os produtos selecionados farão parte da Revista Ruas e Encruzilhadas: Resistem! que será lançada no Seminário sobre Memória, Reparação e Justiça Racial que acontecerá no dia 23/11/2023. Envie suas produções neste link!