Nossos Canais  

Data da publicação

Compartilhe:

De olho no Legislativo Federal: Monitoramento de Projetos De Lei protocolados na Câmara em 2024 | Boletim #09 2024

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

Olá! Tudo bem? 

Nesta edição trazemos os boletins referentes à Fevereiro e Março, com os dados do monitoramento dos projetos de lei protocolados na Câmara Federal neste ano. 

📩 Você vai ver também neste boletim: Novo texto da coluna Fé no Clima; Mutirão da frente estadual pelo desencarceramento; “Terrivelmente católicos? Mais setores abraçam a pauta ultraconservadora no país” – artigo na Folha de São Paulo; Glossário sobre Comunidades Eclesiais de Base, publicado no ISER + Nexo Políticas Públicas.


Novo texto da coluna Fé na Clima

Estaremos participando de diferentes formas de diversos eventos internacionais sobre clima nos próximos meses, como a COP 30. Convidamos você a ler o texto da Waleska Queiroz que traz reflexões e expectativas sobre COP na Amazônia que ocorrerá no ano que vem.

Segundo a autora: “A realização da Conferência das Partes (COP 30) em uma cidade Amazônica não é apenas uma questão de logística ou de visibilidade internacional, mas uma oportunidade essencial para ampliar a potencialidade da região no diálogo global sobre mudanças climáticas. Portanto, é essencial que as vozes da Amazônia sejam priorizadas e ouvidas de forma efetiva, assegurando que sua realidade e desafios sejam corretamente compreendidos e abordados durante a conferência, e dessa forma, promovendo uma maior inclusão em discussões globais e na construção de políticas ambientais que frequentemente ocorrem distantes dos locais mais impactados.”


Religião & Poder: Boletins do monitoramento em 2024

Desde 2023, monitoramos os projetos de lei protocolados na Câmara Federal por parlamentares com identidade religiosa ou que abordam temas de interesse do ISER. Neste ano, continuamos com esse trabalho e apresentamos aqui os dois boletins já publicados na plataforma Religião e Poder.


ISER na mídia – “Terrivelmente católicos?
Mais setores abraçam a pauta ultraconservadora no país”

Na semana passada, foi publicado na Folha de S. Paulo o artigo das pesquisadoras Ana Carolina Marsicano e Tabata Pastore Tesser, que integram o Grupo de Trabalho “Catolicismo e Conservadorismo” do ISER sobre o ativismo ultraconservador católico na política e no judiciário. No texto, as autoras se aprofundam na relação entre católicos conservadores, sua inserção jurídica e a promoção de uma agenda antidireitos, tema também abordado pela pesquisa “Cartografia dos Catolicismos Jurídicos Antigênero”, produzido pelo ISER. 

Segunda as autoras: “com participação ativa de leigos católicos e a partir de uma filosofia jusnaturalista, incidem para restringir o direito ao aborto no país. Mas não só isso. Atuam também em discussões sobre tributação, relações trabalhistas, liberdade religiosa e agronegócio para pôr em prática um ordenamento jurídico terrivelmente católico.” 


Comunidades Eclesiais de Base resistem

Mais um artigo do Glossário do ISER publicado pelo Nexo Políticas Públicas

Você sabe o que são Comunidades Eclesiais de Base? No glossário elaborado pelo pesquisador Celso Pinto Carias e publicado pelo Nexo Políticas Públicas esse termo é definido como um fenômeno religioso cristão, majoritariamente católico, que nos últimos anos passaram por certo refluxo, e sua relevância e importância continuam presentes na história do cristianismo, na América Latina. 


Mutirão da Frente Estadual pelo Desencarceramento

Na semana passada, a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro realizou mais uma ação com acolhimento, atendimento jurídico e social para familiares de vítimas do sistema prisional. O ISER, através da Equipe de Direitos e Sistema de Justiça, em conjunto com outras organizações e movimentos que compõem a Frente Estadual pelo Desencarceramento, RJ, participou da construção, fortalecendo a luta pelo desencarceramento e pelos direitos das pessoas privadas de liberdade e seus familiares.
 


Para receber o boletim quinzenalmente no seu e-mail, cadastre-se aqui!