O Fé no Clima, em conjunto com a rede GreenFaith e membros da Rede Latina Fé para a Justiça Climática, está acompanhando a COP27 que vai até dia 18 de novembro, direto da cidade de Sharm el Sheikh, no Egito.
Assim como em edições anteriores, o segmento religioso segue marcando presença e realizando articulações dentro e fora da conferência anual de mudanças climáticas.
Lideranças, juventudes e organizações religiosas de diferentes crenças participaram do “Talanoa Dialogues”. O evento, realizado na Igreja El Sama Eyeen Coptic, teve debate entre o público presente sobre temas como finanças, perdas e danos, adaptação e mitigação.
O painel inicial teve a presença de representantes de comunidades de fé de diferentes crenças, que compartilharam suas perspectivas sobre a crise climática e seus papeis diante de tal emergência.
Num segundo momento, os participantes se dividiram em grupos e trocaram experiências e pontos de vista sobre possíveis caminhos de ação, orientados pelas perguntas “Onde nós estamos agora?, “Para onde nós queremos ir?” e “Como chegaremos lá?”.
A organização do Talanoa Dialogues pretende compartilhar a síntese das demandas levantadas com o secretariado executivo da COP. Mais um exemplo de ação que demonstra o interesse e os esforços que os segmentos religiosos têm empreendido ao se posicionar e incidir na pauta climática.
Texto: Sharah Luciano