Nossos Canais

Data da publicação

Compartilhe:

ISER recebe homenagem na Câmara Municipal do Recife por atuação socioambiental


Em uma sessão solene na Câmara Municipal do Recife, realizada em celebração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto de Estudos da Religião (ISER) recebeu um certificado de homenagem, destacando sua atuação fundamental na articulação entre fé e meio ambiente. A homenagem é uma iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e foi realizada no dia 09 de junho.

O reconhecimento teve como foco especial o projeto Fé no Clima e a Vigílias pela Terra, evento inter-religioso realizado em diversas regiões do Brasil em 2025, com ênfase na que ocorreu em Recife, em outubro. O ISER foi representado pelo articulador político-religioso Paulo Sampaio. 

Segundo Sampaio, a homenagem reforça a importância do movimento de pessoas de fé na pauta socioambiental. “É o reconhecimento do trabalho do ISER nas mais diversas regiões do país. Não foi somente a Vigília do Recife que foi homenageada, mas todo o processo de construção das Vigílias pelo país adentro”, afirma. 

Foto: João Paulo Seixas

A cerimônia contou também com a presença de parceiros estratégicos, como Caio Jorge, do Movimento Nós na Criação, e Emília Rabbani, da Comunidade Bahá’í. Para o ISER, este momento simboliza a valorização do movimento inter-religioso em prol da justiça climática e na defesa dos direitos socioambientais em todo o Brasil.

O Fé no Clima é uma iniciativa do ISER que tem como missão reunir e engajar lideranças religiosas para conscientização de suas comunidades de fé no enfrentamento à crise climática, por meio do diálogo entre cientistas, religiosos, ambientalistas e representantes de povos originários, com objetivos de adaptação, resiliência e justiça climática.

Em 2025, o ISER promoveu a Vigílias pela Terra, uma mobilização inter-religiosa que reuniu diversas lideranças religiosas, movimentos sociais, coletivos, pessoas e comunidades de fé, em diferentes regiões pelo Brasil ao longo do ano para celebrações inter-religiosas em defesa da Terra. O percurso do evento culminou em uma vigília de múltiplas tradições espirituais e sociais durante a COP 30, em Belém. A mobilização teve como objetivo promover articulação a partir de grupos religiosos diversos para fortalecer ações no enfrentamento à crise climática. 

A Vigílias pela Terra também marcou 32 anos da primeira Vigília Inter-religiosa realizada pelo ISER, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A mobilização deu origem ao Movimento Inter-Religioso (MIR-RJ) e resultou no documentário ‘Uma Noite Pela Terra’, disponível no canal do Youtube do ISER.