Nossos Canais  

Data da publicação

Compartilhe:

Nossos últimos passos em 2023, com perspectivas para 2024 | Boletim #01 2024

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024

Olá! Um ótimo ano novo!

Esperamos que você tenha passado bem a virada de ano e desejamos um ótimo 2024 para todos nós!

Dizem que o ano só começa mesmo depois do carnaval, então vamos resgatar no presente boletim algumas atividades que participamos no final de 2023. Embora tantos desafios, celebramos mais um ano fortalecendo conexões que fazem nosso caminhar mais coletivo e democrático.

📩 Você também vai ver neste boletim: Último episódio da temporada do Fé no Clima no Podcast Casa de Muitas Janelas, Fórum Inter-religioso do G20 discute liberdade religiosa, mais uma parceria com o Nexo Políticas Públicas, ISER vai a Brasília para encontro com o Ministério da Igualdade Racial, e no Sul participa do evento 108 Horas de Paz.


Abre Caminhos: Enfrentamento ao racismo religioso

Em dezembro, o ISER esteve presente em Brasília em um dos encontros do Abre Caminhos pelo Brasil, projeto que vai fazer propostas de combate ao Racismo Religioso no governo federal no âmbito do Ministério da Igualdade Racial (MIR). Um momento de escutatória, proposições e diálogo. A coordenadora da área de Religião e Política Lívia Reis teve oportunidade de contribuir com o debate a partir de pesquisas do ISER.


Último episódio da temporada do Fé no Clima no Podcast Casa de Muitas Janelas

No último episódio da primeira temporada do podcast Casa Muitas Janelas, fazemos uma ligação entre local e global, falando sobre a perspectiva do Islã sobre a emergência climática que estamos vivendo.

Convidamos a Gilliam Nauman, que faz parte dos comitês islâmicos de solidariedade, representando o comitê do Maranhão, e também contamos com a presença do Omar Lakis, que é biólogo, integrante da rede Fé no Clima.

A gravação desse episódio foi feita antes do dia 4 de Outubro, data em que se iniciou mais um conflito na região da Faixa de Gaza, que atinge milhares de pessoas. Existem muitos preconceitos sobre o islã. Associar pessoas da religião a certos estereótipos, por exemplo, é uma forma do que conhecemos como islamofobia.


ISER e diferentes lideranças participam do evento 108 Horas de Paz

Sociedade, cultura de paz e espiritualidade foram assuntos da 24ª edição do 108 Horas de Paz, evento promovido pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva, que reuniu centenas de pessoas, de forma presencial e on line, entre os dias 27 de dezembro a 1º de janeiro em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, RS.

O ISER tem participado ao longo dos anos deste encontro que reúne lideranças diversas, de distintos grupos de atuação social, inclusive religiosa. Nesta edição foi representado por Clemir Fernandes, que falou a partir da experiência do Fé no Clima, numa mesa em que também falaram o jornalista André Trigueiro e o Lama Padma Samten, anfitrião do encontro.


Fórum Inter-religioso do G20 e liberdade religiosa

O ISER esteve presente na reunião entre parlamentares da América Latina, acadêmicos, representantes do do sistema de justiça e lideranças  religiosas em um encontro promovido pelo Fórum Inter-religioso do G20 na do dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião discutiu-se sobre as experiências legislativas em diversos países no que diz respeito à garantia da liberdade religiosa. Fomos representados por Paulo Sampaio, Clemir Fernandes e Viviane Costa. Dentre parlamentares presentes destacamos a vereadora Iza Vicente, de Macaé, RJ.

No mesmo encontro aconteceu a abertura do Curso “Liberdade de religião ou crença na realização da Justiça” promovido pelo Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (CEDIRE). Durante a mesa que abriu o encontro tivemos a participação de Clemir Fernandes, sobre o trabalho do ISER e nosso empenho pela garantia de direitos e laicidade no contexto brasileiro.


Mutirão da frente estadual pelo desencarceramento do RJ

No dia 16 de dezembro, a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro realizou uma ação com acolhimento, atendimento jurídico e social para familiares de vítimas do sistema prisional. Houve também a distribuição de cestas básicas de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal para as famílias atendidas. A atividade foi finalizada com uma plenária de avaliação da atuação em 2023 e encaminhamentos para as próximas ações políticas da Frente em 2024.

O ISER, através da Equipe de Direitos e Sistema de Justiça, em conjunto com outras organizações e movimentos que compõem a Frente Estadual pelo Desencarceramento/RJ, participou da construção, fortalecendo a luta pelo desencarceramento e pelos direitos das pessoas privadas de liberdade e seus familiares.


Cada vez mais escutamos falar sobre termos acerca de questões climáticas que podem trazer dificuldades para a compreensão. Aquecimento global, mitigação climática são algumas dessas palavras que estão no glossário do professor e pesquisador em Ecologia da UFRJ Fabio Rubio Scarano. Ele escreveu esse glossário para o Guia Fé no Clima, e com a parceria com o Nexo Políticas Públicas também publicamos na plataforma.


No dia 22 de dezembro aconteceu a segunda edição do Resenha Climática – Rio de Janeiro, um encontro que busca reunir jovens ativistas climáticos para partilhas e trocas de experiências. Esta edição contou com a parceria do programa “Jovens Negociadores pelo Clima” do Município do Rio de Janeiro e a Tainá de Paula, da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, também esteve presente no encontro. O Fé no Clima esteve presente inclusive na roda de conversa com jovens que participaram da COP 28 em Dubai, Emirados Árabes.


Para receber o boletim quinzenalmente no seu e-mail, cadastre-se aqui!