Atuação  

Ciclos de formação jurídico-política em Justiça, Prisões e Desencarceramento

A iniciativa busca a construção de um projeto político-pedagógico, baseado na metodologia da educação jurídica popular,  e se concretiza em ciclos de formação jurídico-política com familiares de pessoas privadas de liberdade, a partir de parcerias com movimento sociais em luta contra o encarceramento massivo e toda forma de violência de Estado no Rio de Janeiro.   

O projeto aposta na centralidade política do fortalecimento de movimentos populares e do aumento da capacidade organizativa de suas bases, como caminho estratégico para a luta contra a violência de Estado.   

Em 2022, realizamos o primeiro ciclo de formação desse projeto, que chamamos de “Guerreiras pelo Desencarceramento: formação jurídico-política em sistema de justiça e direitos da pessoa presa”. Esse primeiro ciclo formativo foi realizado em parceria com a AMUGUE – Associação de Mulheres Guerreiras, organização de familiares de pessoas presas que atua na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Locais de incidência

categorias

‎ Direitos & Sistema de Justiça

equipe

Ciclo 2022 – Nina Barrouin, Lucas Matos, Eliene Vieira, Patricia Oliveira e Morena Paixão

Compartilhe

Assuntos relacionados

29 anos do Caso Nova Brasília – um histórico de violações

#JustiçaPorNovaBrasília – Está em jogo a redução da letalidade policial, o enfrentamento do racismo como eixo central para a luta contra a violência de Estado, a denúncia sobre violência sexual de Estado como forma de tortura e outras pautas fundamentais para a luta por Direitos Humanos. Junte-se a essa força-tarefa

Convocação para Publicação REVISTA RUAS & ENCRUZILHADAS

A IDMJR – Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial , o IMF – Instituto Marielle Franco e o ISER – Instituto de Estudos da Religião lançam convocação para o envio de artigos, textos, prosas, poesias, crônicas e fotos para a próxima edição da Revista Ruas e Encruzilhadas, que nesta