Atuação  

Ciclos de formação jurídico-política em Justiça, Prisões e Desencarceramento

A iniciativa busca a construção de um projeto político-pedagógico, baseado na metodologia da educação jurídica popular,  e se concretiza em ciclos de formação jurídico-política com familiares de pessoas privadas de liberdade, a partir de parcerias com movimento sociais em luta contra o encarceramento massivo e toda forma de violência de Estado no Rio de Janeiro.   

O projeto aposta na centralidade política do fortalecimento de movimentos populares e do aumento da capacidade organizativa de suas bases, como caminho estratégico para a luta contra a violência de Estado.   

Em 2022, realizamos o primeiro ciclo de formação desse projeto, que chamamos de “Guerreiras pelo Desencarceramento: formação jurídico-política em sistema de justiça e direitos da pessoa presa”. Esse primeiro ciclo formativo foi realizado em parceria com a AMUGUE – Associação de Mulheres Guerreiras, organização de familiares de pessoas presas que atua na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Locais de incidência

categorias

‎ Direitos & Sistema de Justiça

equipe

Ciclo 2022 – Nina Barrouin, Lucas Matos, Eliene Vieira, Patricia Oliveira e Morena Paixão

Compartilhe

Assuntos relacionados

ISER abre processo seletivo para a área de direitos e sistema de justiça. Confira o edital

A área de Direitos e Sistema de Justiça do ISER atualmente trabalha nas interfaces entre formação jurídico-política (educação popular), produção de conhecimento e articulação e incidência política, no sentido de contribuir com o fortalecimento da luta antiprisional e contra violência policial.  Sobre a vaga:  Atividades Cotidianas:  Perfil da vaga:  Informações

ISER lança pesquisa sobre candidaturas com identidade religiosa nas Eleições 2020

O Instituto de Estudos da Religião (ISER) coloca à disposição do público os resultados da pesquisa “Religião e Voto: uma fotografia das candidaturas com identidade religiosa nas Eleições 2020”. O conteúdo, com dados abertos para download, analisa as formas pelas quais candidatos ao poder Legislativo mobilizaram sua identidade religiosa nas