Este número do Cadernos de ISER contém uma série de breves esboços de pesquisas que estão sendo levadas a cabo e deverão estar concluídas em breve. O que se está explorando são as formas pelas quais a Igreja Católica e as Igrejas Protestantes reagiram frente às transformações político-sociais no Brasil, o que permitirá um estudo comparativo entre elas.
As pesquisas se dividem em três unidades. A primeira delas obedece a um enfoque histórico. O Pe. José Oscar Beozzo está trabalhando numa análise histórico-sociológica do Catolicismo e Zwinglio Motta Dias faz o mesmo em relação ao Protestantismo. O professor Riolando Azzi, juntamente com Zwinglio Motta Dias, trabalham em uma cronologia (nos moldes de uma já publicada em Religião e Sociedade) em que os eventos marcantes da Igreja Católica e da Igreja Protestante serão indicados, nas suas relações com os acontecimentos político sociais, o que permitirá ao leitor uma visão sinóptica do seu desenvolvimento comparativo. E Waldo César tem sob sua responsabilidade uma série de depoimentos de atores, das duas Igrejas, que participaram dos seus momentos cruciais.
A segunda unidade privilegia certas instâncias político-sociais específicas. Teremos aí o estudo de Carlos Rodrigues Brandão sobre Religião e Classes Sociais, o trabalho de Álvaro Dias Telhado sobre Religião, as investigações de Gerd Uwe Kliewer sobre o Protestantismo de Imigrantes (o Luteranismo) e de Duglas Teixeira Monteiro, sobre o fenômeno urbano das religiões de cura.
A terceira unidade contém um elenco de estudos de casos em que se revelam posturas concretas de Igrejas ou grupos de Cristãos face à situação político-social do país. São as seguintes as pesquisas em andamento: A CNBB Evolução Política e Ideológica, Adriano Nogueira; O Pensamento Católico Conservador no Brasil, Francisco Benjamin de Souza Netto; Tendências Atuais do Catolicismo no Brasil, Francisco Benjamin de Souza Netto; A Igreja Católica e o Problema da Terra no Brasil, José Ricardo Ramalho e Neide Esterci; “Brasil, Urgente” : Engajamento Cristão no Brasil 1963- 1964. Paulo César Botas; A Ideologia do Protestantismo, Rubem Alves; A Ficção Batista, Elter Dias Maciel ; As Missões entre os índios, Carlos Alberto Ricardo; As Comunidades Eclesiais de Base, Francisco Cartaxo Rolim; Protestantismo, Educação e Ideologia. Jether Pereira Ramalho.