Quem são e o que pensam os evangélicos, estes fiéis que no Brasil se multiplicam a cada dia e que, em sua maioria, saem das fileiras do catolicismo e geralmente mediante um fenômeno de conversão? A pesquisa “Novo Nascimento – Os Evangélicos em Casa, na Igreja e na Política”, desenvolvida pelo ISER em 1994, durante a campanha política presidencial, e sob a coordenação do antropólogo Rubem Cesar Fernandes, Secretário Executivo do ISER, mostra a proveniência dos evangélicos brasileiros, seus hábitos, seu comportamento, suas opiniões. Revela ainda suas preferências políticas, às vésperas de uma eleição presidencial.
No início de 1992, o ISER realizou o Censo Institucional Evangélico, constatando um surpreendente ritmo de crescimento de templos. Este livro está baseado nesta pesquisa: considera 53 denominações, apresenta um perfil dos fiéis evangélicos e analisa suas opiniões sobre a vida nas igrejas, sobre questões morais e afetivas, sobre a participação na vida cívica e política.
Resultado de 1.332 entrevistas realizadas e 40.172 domicílios visitados no Rio de Janeiro, a pesquisa é repleta de detalhes e instigantes informações. O livro vem ainda enriquecido com comentários críticos dos antropólogos Pierre Sanchis e Otávio Velho e artigos dos pesquisadores Leandro Piquet, Cecília Mariz e Clara Mafra. Conta também com uma apresentação esclarecedora da antropóloga Regina Novaes, diretora do ISER, para quem esta obra “abre veredas para conhecermos melhor a dinâmica das transformações religiosas recentes na cultura brasileira”.